Alunos da escola Professor Antonio Perches Lordello, professores e pais acompanharam a reunião.
Durante a Sessão foram apresentados quatro Requerimentos e seis Indicações. Os jovens solicitaram melhorias na sinalização de solo no Jardim Ibirapuera, implantação de semáforo no cruzamento das Ruas Dr. Trajano e Alferes Franco, castração de animais no Bairro dos Pires, construção de calçadão no centro da cidade, entre outros pedidos.
“A operação “Tapa-Buracos” pode ser realizada na rodovia Limeira Iracemápolis”, questionou a vereadora júnior Alice Prates Martins.
“É possível revitalizar a piscina municipal “Alberto Savoy”, disse o vereador júniorThamer Negro El-Khatib.
Os juniores também aprovaram o Projeto de Lei da vereadora Pamella Opsfelder de Almeida que prevê a reserva de área para construção de jardim nos terrenos destinados a moradia.
De acordo com a proposta, nos terrenos cujas dimensões excedam 250 metros quadrados, 5% da área total devem permanecer sem qualquer tipo de pavimentação. “A presença de terra em seu estado natural, ainda que em pequena porcentagem, vai colaborar na absorção da água da chuva, evitando assim enchentes”, justificou Pamella.
“Agora o projeto será encaminhado para o vereador padrinho que poderá apresentar a propositura. Se a proposta passar pelas Comissões da Casa e for aprovada em Plenário será Lei Municipal”, explicou o presidente da Comissão dos Vereadores Juniores, vereador Silvio Brito (PDT).
Após a sessão os estudantes assistiram à palestra sobre bullying com a professoraAndréia Soares Jacon, que tem formação em psicologia e atua no projeto de orientação vocacional da Secretaria Municipal da Educação.
Segundo Andréia, o bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. A situação se caracteriza por agressões intencionais verbais ou físicas feitas de maneira repetitiva por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
“O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, nas escolas, famílias, vizinhança ou local de trabalho. Por isso, quando presenciar um problema como este converse com seu professor, com a direção da escola, com seus pais. A denúncia é o melhor caminho”, destacou Andréia.
A professora também parabenizou os vereadores juniores pelo trabalho realizado na Câmara. “É muito importante o debate de ideias, exercer a cidadania de forma plena e consciente como vocês fazem”.
“O trabalho realizado pelos vereadores juniores foi muito produtivo. Esta foi a última sessão, mas ainda teremos outras atividades”, completou Silvio Brito.
No dia 18 de outubro os jovens vão visitar o Parque Ibirapuera e a Assembleia Legislativa – São Paulo.
Neste ano foram realizadas três Sessões da Câmara de Vereadores Juniores.
Vereadores Juniores 2011
Matheus Felipe Ferreira
Escola Estadual Irmã Maria de Santo Inocêncio Lima
Thamer Negro El-Khatib
Colégio Portal de Limeira
Bruno de Souza Santos
Escola Estadual Professor Willian Silva
Ana Flavia Coelho Soffiati
Colégio Evangélico Ruth Gomes Figueira
Matheus Henrique dos Santos Longo
Escola Estadual Professor Perches Lordello
Karen Rosa de Souza
Centro Educacional SESI 5
Beatriz Lorrany Spitler
Escola Estadual Professora Leontina Silva Busch
Pamella Opsfelder de Almeida
Colégio São José
Alice Prates Martins
Centro Educacional SESI 340
Beatriz Lacava Malavazi
Colégio São Benedito
Marina Salomão Rozenbaum
Colégio Dinâmico de Limeira
Luana Caroline Martins Lino da Silva
Escola Estadual Dom Tarcísio Ariovaldo do Amaral
Lucas Tasca Lima
Colégio Da Vinci
Flávia Carolina Gachet
Centro Educacional SESI 408